PREFEITURA TRAZ PROJETO CULTURAL EM PARCERIA COM O SICOOB

Evento acontece nesse domingo na Casa da Cultura

PREFEITURA TRAZ PROJETO CULTURAL EM PARCERIA COM O SICOOB

A Secretaria de Cultura de Elias Fausto traz o Projeto Caminhos do Brasil neste domingo (20) numa parceria com o Sicoob e Ministério da Cultura. O evento começa às 15h. Um ônibus gratuito, fretado pelo Sicoob, sairá da Estação Cultural de Cardeal transportando quem quiser participar do encontro que terá troca de experiências, roda de conversa, e a exibição de um filme com o tema voltado ao cooperativismo e distribuição de livros.

Desde o 1º de julho, a caravana do projeto “Caminhos do Brasil” iniciou sua turnê por 32 cidades pelo país. A viagem faz parte da terceira etapa do projeto, que busca demonstrar  a importância do cooperativismo e como a união de pessoas em busca de um objetivo em comum pode ser verdadeiramente transformadora.

O projeto vai apresentar aos moradores desses diferentes locais o livro “Te encontro em qual conto?” escrito por Angela Carneiro a partir de relatos de brasileiros de várias regiões, e o curta-metragem “Graviola – O Encontro”, ambos idealizados pela Graviola Produções com apoio do Instituto Sicoob, por meio da lei de incentivo à cultura.

No livro, os leitores encontram uma variedade de contos que são inspirados ao mostrar situações cotidianas em que o cooperativismo esteve presente. Além disso, a obra conta com ilustrações belíssimas, que retratam cores e formas típicas do Brasil, todas feitas pela artista Isadora Gonzaga.

Já no curta-metragem, os espectadores terão a oportunidade de acompanhar a história de uma mulher que possui o sonho de disseminar a cultura cooperativista pelo país e está determinada a torná-la realidade por meio de seus projetos de empreendedorismo. Mesmo enfrentando adversidades e desafios, ela descobre o poder do cooperativismo, que gera impactos positivos em seu negócio.

“O Projeto Caminhos do Brasil apresenta histórias do cotidiano, onde relatos sobre o cooperativismo se tornaram contos e filme, e agora são disseminadas por meio da caravana nos municípios brasileiros, a fim de fortalecer o vínculo comunitário por meio do acesso à cultura e ao conhecimento sobre cooperação”, comenta Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob.

O prefeito Maurício Baroni reforçou o convite para que toda a população participe desse encontro: “Essa é uma oportunidade de trocar experiência e desenvolver nossa cultura que o Sicoob nos presenteia e tenho certeza que as pessoas vão se encantar com a proposta”, lembrou o prefeito.